Seguidores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tarte de Limão merengada


Uma tarte é um  suave entremeio entre o  bolo seco e o doce de colher.
Hoje é a minha proposta.

Ingredientes:
-1 chávena de açúcar
-2 colheres de sopa de manteiga
-3 colheres de sopa de maisena
-3 ovos separados
-raspa da casca e sumo de um limão grande
-uma pitada de sal

Para a massa:
-1 chávena de farinha
-1/2 colher de chá de sal
-60 gr de manteiga

Peneire a farinha e o sal para uma tigela. Adicione a manteiga e trabalhe até ficar em areia. Junte duas colheres de sopa de água fria, e misture. Molde a massa numa bola.
Estenda a massa e forre uma tarteira de 23 cm, deixando 1 cm para além dos bordos. Dê uma forma ondulada aos bordos e guarde no frigorífico. Pique a massa com um garfo coloque por cima papel vegetal e leve a cozer com feijões secos cerca de 12 min.
Num tacho deite a raspa e sumo de limão, 1/2 chávena de açúcar, a manteiga e 1 chávena de água. Deixe levantar fervura.Dissolva a maisena numa colher de sopa de água e junte as gemas.
Adicione ao preparado anterior, mexendo sempre até espessar.
Deixe arrefecer com o tacho tapado, para não formar crosta.
Bata as claras em castelo firme, com o sal e junte o restante açúcar batendo sempre até ficar um merengue brilhante.
Deite o creme de limão na tarte e alise.
Disponha por cima o merengue. Leve ao forno até ficar dourado.
Bon appétit!

15 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Manuela, temos que trocar figurinhas e isto porque, também eu tenho uma tarte de limão merengada que faz as delícias de quem a prova.
Só para testar se mais uma ponte nos une:
Aprendeste a cozinhar com o Pantagruel?
Se sim, atrevo-me a considerar a hipótese de sermos primas.
Beijo

✿ chica disse...

Essa vou guardar também..ÓTIMA!beijos tudo de bom,chica

leninha disse...

Maravilhosa,Manu!!!

Só posso aplaudir de pé esta receita que é quase um poema.
Bjsssss,
Leninha

mfc disse...

Gosto tanto do corte ácido que o limão lhe dá!!

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Vou fazer no proximo domingo, depois direi alguma coisa, toda a doçaria, me calha mal......
Até breve Herminia

Magia da Inês disse...

º°❤
°º✿
º° ✿ ✿⊱╮

Tentação deliciosa!
BOM FIM DE SEMANA!
Beijinhos.
Brasil

º° ✿ ✿⊱╮

Aleatoriamente disse...

Olá Manuela querida.Vim agradecer seu carinho,obrigada pelas palavras belas.`
Um beijinho amada.

lis disse...

Humm Manuela
adoro sobremesa com esse saborzinho de limao.
Acho que não sei fazer nao, mesmo com a receita fico insegura rs
Na cozinha sou ótima Manuela ligo e peço pra entregar rsrs é como passe de mágica!rs
bom domingo amiga
agora a noite caía bem um merengue.
estou ficando fã daqui rs

BlueShell disse...

Ah...que dieta pode resisitir?
Fica certamente uma delícia....vou levar!


Agradeço a tua presença em momento de tanta dor.
Um beijo em azul e bom domingo.

O meu pensamento viaja disse...

Manelinha, um destes dias dou a minha versão da tarte merengada, embora a tua me pareça excelente.
Beijo

Malu disse...

Isto está delicioso demais. Eu também gosto de passar por aqui e estou levando para minha página no facebook em partilha.
Beijinhos...

Maria Alice Cerqueira disse...

Boa tarde amiga,
Venho lhe desejar uma linda semana coberta de muita paz e amor!
Sua presença é muito importante em meu cantinho, por esta razão veio lhe agradecer o seu carinho de sua amável visita sempre.
Assim que poder acesse o link
http://www.mariaalicecerqueira.com/2012/01/degustacao-do-livro-vida-nossa-de-cada.html
e leia a degustação do meu próximo livro! Vida nossa de cada dia!
Obrigada de todo o coração!
Abraço amigo
Maria Alice

Leninha disse...

Manu muito amada,

Estou a passar para rever esta maravilhosa receita e te desejar um feliz mês de fevereiro,bem doce como estes sabores todos com que nos presenteias.
Consegui escrever sem necessidade de acentos(estou me aperfeiçoando nisto desde que meu notebook voltou do Tecnico(com acento).)
Com saudades de meu Skype e de minhas conversas com a irmã de alem
mar.
Bjsssss carinhosos,
Leninha

O meu pensamento viaja disse...

Manelinha, preguiçosa é o que tu não és, de modo algum!
Eu não tiro a pele nem as pevides aos tomates.
Vai tudo para a panela e a varinha mágica faz o resto.
Tu és "preciosa" com esses detalhes.
Beijo, linda

Beatriz Bragança disse...

Minha querida
Doces ou salgadas,as tartes sempre fazem as minhas delícias!
Esta é simples de fazer e deliciosa!
Obrigada.
Beijinho
Beatriz